Instruções para preenchimento do Inventário de Âncoras de Carreira

Olá! Este vídeo vai explicar a você como responder o inventário de Âncoras de Carreira.

De acordo com Edgar Schein, criador do conceito de Âncora de Carreira, existem oito diferentes âncoras que representam diferentes estilos de trabalho.

Este inventário contém perguntas que, ao serem respondidas, vão dar como resultado a ordem de importância que estas oito âncoras têm para você.

Clique no link abaixo, baixe a abra o arquivo. É necessário ter o Excel instalado para abri-lo.

Baixe aqui o arquivo

Você responderá quarenta perguntas. Lembre-se, não há resposta certa nem errada aqui. Não responda de acordo com o que você acha melhor ou mais adequado. Procure responder com o que de fato você sente e pensa. Assim há mais chances do seu resultado refletir suas preferências e de você se beneficiar mais dele.

Para cada pergunta você dará uma nota de 1 a 6.

A nota 1 quer dizer que aquela afirmação nunca, ou praticamente nunca, se aplica a você. Notas maiores indicam que aquela afirmação se aplica a você com maior frequência. A nota máxima é 6, que significa que aquela afirmação se aplica a você sempre ou quase sempre.

Por exemplo, a primeira afirmação é “Sonho em ser tão bom no que faço, de tal forma que meus conhecimentos especializados sejam constantemente procurados.”

Se para mim, isso não é muito verdade, mas às vezes essa ideia passa pela minha cabeça, eu posso responder 2, por exemplo. Anote este número na coluna C, “Pontos”.

Pronto, vamos passar para a segunda frase. Ela diz assim: “Sinto-me mais realizado em meu trabalho quando sou capaz de integrar e gerenciar o esforço dos outros.”

Vamos supor que essa frase seja muito verdadeira para mim, e ela passa quase sempre pela minha cabeça. Um 6 poderia ser uma boa nota para ela. Anote esse número na coluna C, “Pontos”.

Depois de responder todas as quarenta perguntas, volte a suas respostas e identifique todas aquelas a que você deu a nota máxima, a nota 6.

Escolha três dessas afirmações com as maiores notas, aquelas três que você sente que mais se aplicam a você, e acrescente a cada uma delas mais quatro pontos, desta vez na coluna D, “Extras”.

Pronto, você completou o teste.

Na parte de baixo do arquivo, clique na aba “Resultado”. Ali estão as notas finais para cada Âncora.

As instruções que apresentei estão no início do arquivo, e você poderá consultá-las lá também se preferir.

Não deixe de conferir outros materiais sobre as Âncoras para entendê-las melhor.

Um abraço e até a próxima!